top of page
20250315_154618.jpg

A GLMPE

Fundada em 6 de outubro de 1932, a Grande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE) nasceu da busca por autonomia e regularidade maçônica, alinhada aos princípios das Grandes Lojas internacionais. Sua trajetória é marcada por superação e fortalecimento, consolidando-se como uma das principais potências maçônicas do Brasil.

Após  décadas de crescimento e integração culminaram na participação ativa na fundação da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) em 1966, reforçando sua atuação no cenário maçônico nacional.

Hoje, a GLMPE mantém tratados de amizade com as principais potências maçônicas do mundo, como a UGLE, e é membro da CMSB e da Confederação Maçônica Interamericana (CMI). Possuindo mais de 70 lojas maçônicas jurisdicionadas, espalhadas por mais de 30 cidades do estado e praticando mais de 9 ritos, construindo assim um legado de quase um século. A GLMPE continua comprometida com os valores da Maçonaria Universal, promovendo fraternidade, beneficência e desenvolvimento social.

A GLMPE convida você a conhecer nossa missão de promover o desenvolvimento humano, nossa visão de ser referência em excelência maçônica e nossos valores de fraternidade, ética, liberdade, igualdade e patriotismo. Juntos, construímos uma sociedade mais justa e unida.

Missão da GLMPE

Promover o desenvolvimento moral, intelectual e social dos seus membros, fomentando valores como fraternidade, ética e justiça, e contribuindo para o progresso da sociedade pernambucana e brasileira

Visão da GLMPE

Ser reconhecida como uma instituição maçônica de excelência, referência em liderança, formação de cidadãos íntegros e promoção de ações que impactem positivamente a comunidade

Valores da GLMPE

Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Ética, Sabedoria, Justiça, Solidariedade, Tradição e Inovação e Patriotismo

sede da GLMPE

​Nossa História

     A tradição maçônica em Pernambuco remonta ao Aerópago de Itambé (1796), uma das primeiras expressões do pensamento iluminista no Brasil. Essa chama inspiraria as grandes revoluções pernambucanas — como a de 1817, a Confederação do Equador (1824) e a Revolta Praieira (1848) — todas marcadas pela presença ativa da maçonaria local na luta por liberdade, república e justiça social.

     Com esse legado, o jurista, político e maçom Mário Melo liderou, em 1932, o movimento pela fundação da Grande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE), tornando-a a primeira potência simbólica autônoma do estado. Em 6 de outubro daquele ano, foi oficialmente instalada, a partir da união de três Lojas: Fraternidade Palmarense, Cavaleiros da Luz e Luzeiro da Verdade, com apoio da Grande Loja da Paraíba.

     Desde então, a GLMPE consolidou-se como referência nacional em regularidade, tradição e modernidade, superando períodos de repressão, como o fechamento das lojas em 1937 pelo Estado Novo, e crises internas — sempre reafirmando seu compromisso com os princípios da Maçonaria Universal.

     Hoje, a GLMPE reúne dezenas de lojas jurisdicionadas, promove ações sociais e filantrópicas, mantém laços fraternais com as principais potências maçônicas do mundo e é membro da CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil) e da CMI (Confederação Maçônica Interamericana), reconhecida oficialmente pela UGLE (United Grand Lodge of England).

     Com sede na Rua da Aurora, no coração de Recife, a Grande Loja Maçônica de Pernambuco preserva sua história, mas projeta o futuro: formando homens livres e de bons costumes, comprometidos com a verdade, a justiça e o bem-estar social.

DADOS DA GLMPE

LOJAS

71

 
MEMBROS

1500+

 
RITOS

9

 
TRATADOS

100+

 
IDADE

92 ANOS

 

Palavra do Grão-Mestre

     A Grande Loja Maçônica de Pernambuco, com jurisdição em todo o Estado, é uma importante célula de uma das maiores, melhores (e mais sublimes) instituições do Universo que é a Maçonaria.

     A nossa Grande Loja - como as demais existentes em cada Estado e no Distrito Federal -, é membro da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) bem como da Confederação Maçônica Interamericana (CMI). A CMI é uma confederação que congrega 79 (setenta e nove) Potências Maçônicas regulares que estão localizadas em 25 países da América do Sul, América Central, Antilhas e, ainda, as Grandes Lojas de Portugal, França e Espanha

     A maçonaria é uma associação que guarda bem vivos, ancestrais e tradicionais ensinamentos filosóficos e morais. O que nela predomina é o Princípio da Tolerância, ou seja, Tolerância (compreensão e contemporização) em relação às doutrinas religiosas e opiniões políticas e filosóficas, pois está acima e fora das rivalidades que as dividem. Ser livre e de bons costumes é uma das exigências para ingresso na instituição, sendo, igualmente, essencial que assim se conserve para permanecer sendo maçom.

Grão-Mestre Flávio José de Amorim

Flávio José de Amorim

Grão-Mestre

2024-2027

     Cada membro está comprometido com a prática de uma Moral que se baseia no bem-comum, na liberdade individual e coletiva, na fraternidade entre os povos e no serviço à Humanidade, ciente que é de seus direitos e deveres, sempre pronto para o ?bom combate? que é aquele que se deve travar, diuturnamente, contra a ignorância e o fanatismo, ?mãe? e ?pai? de todos os males, premissas essas que estão contidas no código de moral maçônico, que deve ser observado por todos os membros da Maçonaria Universal.

     A Maçonaria abre o caminho à Iniciação, isto é, ao Conhecimento Universal e sua simbologia e ensinamento dão aos iniciados a possibilidade de acesso a ele, na esperança que eles atinjam a Plenitude Maçônica, isto é, se tornem sábios e sejam cidadãos dedicados à evolução da Humanidade.

     As grandes religiões estão em crise há algum tempo e padecem de crescente profanação de sua cultura e de seus propósitos. Há entre nós quem diga e nos assegure - diante do conturbado mundo em que vivemos, de crise de valores morais, de desavenças políticas e conflitos bélicos -, que a inspiração maçônica será o caminho ideal e necessário para um mundo melhor. Constitui-se, assim, em uma ?terceira via? filosófica, ética e espiritual.

     Asseguro a todos: trata-se de uma das mais poderosas alavancas do sagrado nos tempos atuais e, quem sabe, talvez se assista, nas próximas décadas, a um renascimento espiritual alvo desse primado maçônico de exuberante grandeza.

    A Grande Loja de Pernambuco, ao recomeçar os seus trabalhos neste ano, deseja continuar contribuindo eficazmente com essa Grande Construção para que tenhamos uma sociedade bem fraterna, justa e solidária.

     Estamos comprometidos e precisamos todos (Grão Mestrado, Irmãos e Lojas) demonstrar que somos uma instituição voltada para a sociedade onde os maçons deverão ser reconhecidos como pessoas de confiança, livres e de bons costumes.

     Queremos aqui saudar a todos os homens e mulheres de bem - vinculados ou não à Ordem - augurando um ano novo de avanços e de esperanças, inspirado pelos sublimes princípios do bem, da moral e da razão.

     E é neste ambiente de esperança, de igualdade e fraternidade que, em nome dessa ?grande família?, lhes damos as boas-vindas, à Grande Loja Maçônica de Pernambuco.

Fiel e Fraternalmente.

FLÁVIO JOSÉ DE AMORIM

GRÃO-MESTRE

Galeria de Grão-Mestres da GLMPE

Liderando com Tradição e Excelência desde 1932

Ao longo de sua história centenária, a Grande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE) tem sido guiada por ilustres Grão-Mestres que dedicaram seus esforços ao fortalecimento da Maçonaria pernambucana. Esta galeria homenageia os irmãos que, com sabedoria e compromisso, conduziram nossos destinos e consolidaram nossa instituição como uma das mais respeitadas do Brasil.

Atenção: Os anos como grão-mestre da instituição e as imagens dos Grão-Mestres ausentes na galeria abaixo, estão sendo revisadas e restauradas. Atualizado em 16/06/2025

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

LEI Nº 7.013, DE 4 DE DEZEMBRO DE 1975.

 

Declara de Utilidade Pública.

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte lei:

 

Art. 1º Fica declarada de utilidade pública a GRANDE LOJA DE PERNAMBUCO, com sede na cidade do Recife.

 

Art. 2º A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Palácio do Campo das Princesas, em 4 de dezembro de 1975.

 

JOSÉ FRANCISCO DE MOURA CAVALCANTI

 

Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti

Governador de Pernambuco

ALTA ADMINISTRAÇÃO DA GLMPE

Conheça os membros da Alta Administração da GLMPE para o ano de 2025

Formulário de Interesse de
Ingresso a Maçonaria

Preencha o formulário para que uma loja da região possa entrar em contato. 

Obrigado pelo envio!

Nossas Lojas

Uma loja maçônica é uma organização fraternal que promove valores como fraternidade, moralidade e busca pelo conhecimento. Atualmente, a Grande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE) possui mais de 70 lojas em mais de 30 cidades do estado de Pernambuco, praticando mais de 9 ritos maçônicos diferentes, sendo o Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) o mais praticado.

IMG_20200302_210956745.jpg

Como Ingressar na Maçonaria?

Tornar-se maçom significa unir-se a uma fraternidade global que valoriza o caráter, o apoio mútuo e a contribuição positiva à sociedade. No Brasil, a CMSB reúne 27 Grandes Lojas, com mais de 3 mil lojas e 100 mil membros ativos, acolhendo homens acima de 18 anos, independentemente de raça ou religião. Uma loja maçônica é uma organização fraternal que promove valores como fraternidade, moralidade e busca pelo conhecimento. Como membro da CMSB, a Grande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE) possui mais de 70 lojas em mais de 30 cidades do estado e praticando mais de 9 ritos. 

terno preto 1.webp
bottom of page